Workshop “Melhoramento Cognitivo”

O “Melhoramento Cognitivo”, ou Potenciação Cognitiva (em inglês, Neuro-enhancement – NE) é um campo de investigação focado em tratamentos e aplicações que atuam principalmente no cérebro e se destinam a melhorar as capacidades humanas. A principal finalidade do NE é um aumento de capacidades cognitivas conduzindo a uma melhoria, como por exemplo da memória, da concentração, da capacidade de calcular, etc. No entanto, estes avanços têm implicações éticas que devem ser evocadas e debatidas por aqueles que poderão vir a ser seus potenciais beneficiários.

Com vista a ampliar a discussão, desafiamos três escolas do Porto a participar neste workshop, subordinado ao tema Melhoramento Cognitivo não-terapêutico, caracterizado por potenciar as capacidades cerebrais humanas em indivíduos saudáveis.

A oficina divide-se em dois momentos: numa primeira fase, terá lugar uma palestra sobre melhoramento cognitivo com um investigador do IBMC.INEB; num segundo momento, os alunos serão envolvidos numa atividade didática do tipo lúdico, i.e., em jogar o Play Decide sobre Melhoramento Cognitivo. Este é um jogo de debate realizado com base em informação integrada em diferentes tipos de cartas – história, de informação, de controvérsia e de desafio – e pela participação de um moderador na condução da atividade. A finalidade do Decide é a eleição de uma política desejável e, simultaneamente, permite aprender o que é a potenciação cognitiva (melhoramento cognitivo, ou neuro-enhancement) e partilhar as opiniões sobre os riscos e benefícios potenciais para os indivíduos e para as sociedades.

Duração: 45′ + 90′
Público-alvo: 12º ano de escolaridade, qualquer área
Critérios de seleção: serão realizadas três oficinas. Serão, por isso, selecionadas três escolas diferentes, uma turma (até 30 alunos) por escola. O professor responsável deverá, no formulário para o efeito, detalhar a motivação para a participação nesta atividade, nomeadamente de que modo esta poderá contribuir para o enriquecimento dos alunos e para um maior dinamismo na sala de aula.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o IBMC.INEB e o projeto NERRI.

logo-nerri