MoKidros

O projeto Mokidros foi coordenado pelo IBMC, com financiamento da Ciência Viva entre 2006 e 2009, e teve como objetivo estimular o ensino experimental utilizando a mosca do vinagre (Drosophila melanogaster). Um dos resultados do projeto foi um site que funcionou como plataforma contributiva e dinamizadora de experiências e de conteúdos produzidos pelas escolas participantes.

O interesse que este projeto suscitou e a contínua procura, por parte de professores e alunos, deste modelo biológico para utilização em sala de aula, particularmente no estudo da genética mendeliana, levou-nos a manter o site, apenas com ligeiras alterações. Informações sobre o projecto Mokidros nomeadamente, os objetivos, as escolas e os alunos envolvidos continuam a integrar o site. As atividades e os materiais construídos mantêm-se úteis e são inspiradores de novos projetos.
Mokidros

O projeto encontra-se desativado mas, à semelhança do que o IBMC.INEB tem feito nos últimos anos, o i3S fornecerá kits de Drosophila aos professores que queiram explorar matérias como a hereditariedade ou simplesmente estudar a mosca do vinagre como modelo biológico, bastando enviar email para escolas@ibmc.up.pt.