Porto de Crianças

Já com mais de 20 anos de existência, o Porto de Crianças é um projeto de coadjuvação curricular da Câmara Municipal do Porto que promove o enriquecimento da oferta educativa formal. É dirigido aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e do pré-escolar das escolas públicas da cidade do Porto. Neste projeto participam vários parceiros educativos especialistas em diferentes áreas artísticas e científicas: universidades, museus, instituições ligadas ao teatro, à ciência, à música, à dança, ao cinema, ao património e à atividade lúdica.
Individualmente, IBMC•INEB e IPATIMUP são parceiros do Porto de Crianças desde 2003 e 1996, respetivamente, participando todos os anos letivos com 4 projetos de turma dirigidos ao quarto ano do 1º ciclo do ensino básico (no caso do IBMC.INEB) e com atividades desenvolvidas no âmbito do Laboratório Aberto abertas a alunos do pré-escolar e 1º ciclo (no que se refere ao Ipatimup).

As mosquinhas vão à escola, À descoberta do cérebro, Microbichos, Era uma vez… o osso, Genética, Microscopia, Seres Vivos e Nutrição foram os projetos implementados no ano letivo 2015/2016.

O i3S continuará a apoiar o Porto de Crianças com atividades que incentivam a curiosidade científica e o espírito crítico proporcionando em muitos casos, o primeiro contacto com a Ciência.